O café:
O café que apresentamos esse mês é da variedade Arara, método de processamento natural, safra 2024/2025 do produtor Adriano Salomão. Possui aroma floral, sabor de favo de mel, cereja, muito doce, acidez cítrica brilhante, corpo licoroso e finalização longa e prazerosa. Pontuação final com base em laudo emitido por um licensed Q-Grader - 88 pontos.
Sítio: Brejo Grande
Município: Caldas - MG
Altitude média: 1200 metros
O produtor:
A história da propriedade da família de Adriano se inicia com seus avós, voltada basicamente para a criação de gado leiteiro. Após ser dividida para os filhos, a parte que coube ao pai de Adriano começou o plantio de café. Adriano logo começou a se interessar pelo mundo do café e iniciou seus estudos voltados para a área, encantado com as possibilidades e potencialidades que a propriedade de seu pai tinham. Adriano cursou o ensino médio na Escola Agrotécnica de Muzambinho - MG, fez graduação em Gestão de Negócios e pós-graduação em Cafeicultura. Sempre muito estudioso e buscando novas práticas e tecnologias para aplicar em sua propriedade, resolveu apostar na variedade Arara, pois sentia que a variedade, dada suas características, aliadas às condições de solo, microclima e altitude do seu sítio, seriam uma combinação perfeita para conseguir cafés excepcionais. Assim que a primeira safra foi colhida em 2022, seu café surpreendeu pela qualidade. Em 2023 conquistou o primeiro lugar no concurso municipal de qualidade, com seu café alcançando a pontuação de 89,2 pontos na escala da SCA e, em 2024, conseguiram o primeiro lugar no mesmo concurso, obtendo 88,9 pontos na escala da SCA. O sítio de Adriano tem uma área total de aproximadamente 6 hectares, sendo pouco mais de 1 hectare de cultivo de café.
A região:
A caldeira de um vulcão extinto há 80 milhões de anos serviu para definir uma área de solo vulcânico entre o sul de Minas Gerais e o nordeste de São Paulo, que pelas suas características de clima e relevo delimita um terroir singular, onde são produzidos os nossos cafés. Nosso território, demarcado e protegido, abrange 12 municípios localizados nas montanhas que dividem esses dois importantes estados brasileiros produtores de café. Por aqui a cafeicultura de qualidade tem história e, de geração em geração, vem construindo uma sólida herança sociocultural, nutrida através do trabalho e da dedicação dos nossos produtores. Este é o nosso espírito: ir além da qualidade e criar oportunidades reais para a nossa região, traduzidas na excelência da nossa produção e na alta qualidade dos reconhecidos cafés da Região Vulcânica.
Descubra mais sobre esse café aqui